O Café Filosófico CPFL realiza, no próximo dia 25 de março, uma nova transmissão ao vivo com a psicanalista Maria Homem e a filósofa Viviane Mosé, em conversa sobre a “pandemia e o valor da vida”. No encontro, elas analisam a necessidade de um novo humano, centrado na colaboração como saída para lidar com a crise atual. O programa encerra a série “Lupa da Alma”, de curadoria de Maria Homem, que propõe uma lente de aumento sobre as emoções e conflitos internos que foram aflorados pela pandemia.
A civilização compôs contra a natureza, controlando a vida e não compondo com ela. Segundo Mosé, esse desejo típico de um modelo subjetivo centrado na fé e no poder da razão, já desabava com a crise climática, com o abismo social e com a exaustão humana que se reflete nos altos índices de depressão e suicídio, especialmente entre jovens e crianças. “A pandemia acelera esta crise e nos impõe a colaboração, a composição como modelo de ordenação. O abismo contemporâneo nos impõe uma nova subjetividade, um novo humano”, explica a filósofa.
O Café Filosófico CPFL fica em casa, é inédito e gratuito, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Para definir o lembrete para a live acesse aqui.