No Sesc Consolação, atividades on-line promovem o bem-estar por meio de automassagem, meditação, yoga, dança e música

Hora News

Programação Atos para Convocar Presença oferece práticas corporais diversas
para o resgate dos conhecimentos ancestrais e a manutenção
da saúde física, emocional e espiritual

Com a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, seus efeitos sanitários, econômicos e sociais, como o uso de máscara e o distanciamento, o ambiente online se tornou ainda mais presente no dia a dia da população. Embora, há tempos, os especialistas apontassem essa tendência, muitas empresas e profissionais não estavam preparados para o chamado “novo normal”. Como resultado, muitas pessoas passaram a se queixar de um extremo cansaço mental, potencializado pelo uso das tecnologias nos mais variados contextos da vida cotidiana (redes sociais, notebooks, tablets e celulares) e pela redução da mobilidade.
Sendo assim, o Sesc Consolação, em parceria com profissionais que trabalham com o corpo (educadores, artistas e terapeutas), abre inscrições para a programação on-line Atos para Convocar Presença, que busca valorizar tecnologias de cuidado compartilhado ancestrais e contemporâneas.
Fundamentais nas pesquisas atuais de saúde, as chamadas “tecnologias leves” como o acolhimento, a autonomia e a criação de vínculo entre as pessoas são, antes de tudo, ferramentas sociais e políticas, pois implicam o compartilhamento da responsabilidade pelo cuidado. Os encontros, que vão de março a julho, se dividem em 6 atos, são eles: Incorporar (Automassagem), Desautomatizar (Meditação e equilíbrio emocional), Vitalizar (Yoga para Corpos Urbanos), Reencantar (Dança Intuitiva), Ritualizar (Tambor, Corpo e Cura) e, finalmente, um último encontro para a avaliação dos resultados.
A pessoa interessada poderá escolher em qual ato se inscrever, não sendo obrigatória a participação em todos eles. Saiba mais sobre cada etapa:
Ato 1 
Incorporar: Automassagem 
Ministrado pela fisioterapeuta Isabela Laynes, o encontro busca acolher pessoas conectadas em suas casas, cadeiras e demandas, a partir de diálogos e vivências de automassagem. O principal objetivo é entrar em contato com nosso corpo, com um toque que conduz à autoinspeção e ao autorreconhecimento.
Ato 2 
Desautomatizar: Meditação e equilíbrio emocional 
Com Felipe Futada, instrutor de Yoga, e Flávia Sato, professora de mindfulness e Yoga, o encontro busca desenvolver competências essenciais para o equilíbrio emocional. Como a auto-observação e a autorregulação.
Ato 3 
Vitalizar: Yoga para Corpos Urbanos 
Coordenado por Danilo Patzdorf, arte-educador e artista do corpo, este ato convida o público a experimentar diferentes ferramentas de autocuidado (automassagem, meditação, alongamento, respiração e relaxamento) que ajudarão a recarregar as energias para uma rotina com mais vitalidade.
Ato 4 
Reencantar: Dança Intuitiva 
Nessa etapa, a artista do movimento Inaê Moreira, convida o público à prática da dança, visitando ritmos e sensações. A ideia é transitar, mentalmente, por mangues, rios, mares e florestas que ancoram a espiritualidade iorubá, respirando com consciência por meio das forças da natureza que têm o poder de cura e da expansão da criatividade.
Ato 5 
Ritualizar: Tambor, Corpo e Cura 
A percussionista, cantora e sonoplasta Ariane Molina, promove encontros onde serão vivenciadas práticas rítmicas, exercícios de memória afetiva e desenvolvimento de corporalidades encontradas na cultura de Ritual do Brasil e CUBA.
Ato 6 
Coletivizar: Avaliação dos Resultados 
O curso encerra-se com o compartilhamento das experiências vividas durante os encontros. Nele, os participantes dividem suas impressões e resultados, num processo que visa aproximar as pessoas por meio das tecnologias disponíveis.
Serviço 
Atos para Convocar Presença 
Atividades on-line, ministradas na plataforma Zoom, que promovem o bem-estar por meio da automassagem, meditação, yoga, dança e música 
Link para inscrição: bit.ly/AtosParaConvocarPresença 

Deixe uma resposta

Next Post

Amor cantado faz homenagem às mulheres

A live musical enfatizou a coragem, a garra e força das mulheres na luta por seus direitos e no combate na linha de frente contra a covid-19

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: