Cânceres femininos: saiba quais são os tumores que mais atingem as mulheres

Hora News

Além das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o mês de março também marca o Março Azul Marinho, mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal. Data propícia, já que esse tipo de câncer é o segundo mais incidente nas mulheres, atrás apenas do câncer de mama. “É importante fazer esse alerta porque muitas mulheres fazem exames de prevenção do câncer de mama e cânceres ginecológicos, mas se esquecem do câncer colorretal, que é ainda mais incidente que o câncer de colo de útero”, afirma a médica oncologista Danielle Laperche.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 foram registrados 223 mil novos casos de câncer em mulheres (exceto câncer de pele não melanoma). Do total, 29,7% de mama9,2% cólon e reto e 7,5% colo de útero. Além disso, os cânceres de traqueia, brônqui e pulmão aparecem com 5,6%, tireoide com 5,4%, estômago com 3,5%, ovário 3% e corpo do útero com 2,9%.

Segundo a médica, é preciso conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames de rotina para rastreio dos cânceres ginecológicos, mas também inserir nos checkups o exame de colonoscopia a partir dos 50 anos, o que ajuda a identificar os pólipos (pequenas lesões que evoluem para tumores) antes do início dos sintomas. Embora os diagnósticos de câncer de intestino grosso e reto tenham reduzido quase em mais de 46% durante a pandemia, a proporção de pacientes com a doença avançada e sem cobertura de saúde aumentou.

Prevenção

Recentemente, um estudo feito pela Sociedade Europeia de Oncologia apresentou taxas de prevenção de cânceres e mostrou que de 30 a 50% dos cânceres poderiam ser prevenidos com com estilo de vida mais saudável. “Eliminar o tabagismo, acoolismo e controlar o peso estão entre as principais orientações. Além disso, é importante manter a carteira de vacinação em dia, visitar o médico regularmente, principalmente após os 40 anos, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regulares”, explica a médica.

Taxa de prevenção de diferentes tipos de câncer (Sociedade Europeia de Oncologia)

  • Cervical (cabeça e pescoço) – 100%
  • Pulmão / Cavidade oral / Esôfago – 90%
  • Melanoma / Estômago – 75%
  • Colorretal – 55%
  • Hepático / Bexiga – 40%
  • Pancreático / Uterino – 35%
  • Mama – 25%

Deixe uma resposta

Next Post

Trabalho, filhos e distância: história de uma mulher, mas que exemplifica várias

Funcionária com mais tempo de atuação na indústria goiana GSA conta como sua história se misturou com a da empresa

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: