Facetas, benefícios que ultrapassam a questão da estética

Hora News

A harmonização do sorriso pode assegurar ao paciente não apenas um belo sorriso, mas também uma saúde bucal mais equilibrada. O alinhamento dos traços do sorriso podem ajudar a minimizar problemas de sensibilidade e correções de mordida mais simples

A busca por um sorriso perfeito fez com que novas especialidades da odontologia fossem mais demandadas nos últimos anos. A colocação de facetas ou de lentes de contato integram os principais serviços estéticos na odontologia. Dados da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) mostram que os procedimentos estéticos odontológicos cresceram nos últimos anos.

Os pacientes que buscam por esse tipo de procedimento nas clínicas odontológicas querem solucionar, na maioria das vezes, questões de imagem que comprometem o relacionamento interpessoal e também o desempenho profissional. A palavra de ordem do momento é o visagismo, ou seja, a harmonia entre os traços do perfil de uma pessoa com o seu sorriso. Contudo, muitos não sabem que o sorriso perfeito traz mais do que apenas benefícios estéticos, outras questões de saúde bucal também podem ser solucionadas por meio de um sorriso mais harmônico.

“As facetas podem devolver a vários pacientes a funcionalidade dos dentes, que outrora, foi comprometida por desgastes naturais dos dentes por conta do tempo, mordidas desalinhadas, dentes quebrados, restaurações velhas. Essas correções podem ajudar que os pacientes tenham uma saúde bucal com mais qualidade, impactando diretamente na vida deles”, explica o especialista, Brunno Leite, dentista da Venko Inteligência Odontológica, clínica especializada em transformação de sorrisos com facetas e lentes de contato.

Brunno acrescenta ainda que as facetas podem também ajudar na redução da sensibilidade dos dentes. Isso acontece porque o laminado cerâmico utilizado para cobrir a área externa do dente atua como uma barreira física para os estimulantes que causam o incômodo. Pacientes que se queixam por desconforto ao ingerir alimentos e líquidos quentes, frios, ácidos e doces podem ter uma proteção a mais com o uso do laminado, que acaba vedando a estrutura dental e impedindo, dessa maneira, o contato direto com os produtos consumidos.

As facetas também podem ser boas aliadas no tratamento de correção de mordida. De acordo com a especialista em odontologia, Carla Rockenbach, em casos mais simples que não necessitem de uma intervenção completa de trabalho de ortodontia, esses laminados podem resultar em uma alinhamento mais estável e funcional dos dentes, impedindo, consequentemente, problemas de saúde bucal como desgastes dos dentes, trincamento até a quebra da estrutura dental. “As facetas podem ser utilizadas na correção da linha dos dentes, fazendo com que haja encaixe adequado e o equilíbrio da mordida no processo de fechamento da boca, ao mastigar o alimento”, diz.

A implantação das facetas não é um procedimento complexo e que pode trazer ao paciente resultados em tempo muito rápido. Na Venko Inteligência Odontológica, situada em Goiânia-GO, o procedimento é feito em 24 horas após a aprovação do projeto do sorriso pelo paciente. “O fato de termos um laboratório interno, agiliza muito o processo. Depois que ele experimenta o mock up, que é o teste do sorriso, produzimos as facetas e, já no outro dia, passamos para a transformação”, explica a dentista.

Contudo, a dentista Carla Rockenbach ressalta um cuidado maior com alguns pacientes. “A pessoa que apresenta problemas de periodontia ou questões de ortodontia mais complexas é necessário que ela busque tratar previamente esses problemas, para que seja possível, assim, realizar o procedimento de colocação das facetas com mais segurança e eficiência”, explica.

Deixe uma resposta

Next Post

McLanche Feliz traz a nostalgia dos brinquedos Rubik’s em nova campanha

A novidade conta com itens que encantaram diversas gerações e que estimulam o desenvolvimento e os momentos de diversão em família

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: