Como negociar o reajuste do aluguel após alta do IGP-M?

Hora News

Principal indicador para reajuste imobiliário acumulou alta de 25,71% nos últimos 12 meses. Advogado afirma que o momento é de negociação e nada melhor do que um acordo entre locador e locatário

Segundo informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a maioria dos contratos de aluguéis terão reajuste anual neste mês de fevereiro, além de correção pelo Índice Geral de Preço-Mercado (IGP-M).  O aumento naturalmente será bastante considerável porque o principal indicador para reajuste no setor imobiliário acumulou alta de 25,71% no período dos últimos 12 meses, tornando-se o maior percentual dos últimos 18 anos.

Para o advogado especialista em direito imobiliário Diego Amaral, sócio do escritório Dias & Amaral, o momento é de negociação. “Como ainda estamos no meio de uma crise provocada pelo novo Coronavírus, os donos de imóveis estão mais dispostos a negociar, pois se o inquilino sair será mais trabalhoso alugar para uma nova empresa ou pessoa”, ressaltou o advogado.

Em uma situação de atraso o ideal é que o inquilino procure o proprietário do imóvel para tentar uma negociação. O drº Diego aconselha que é interessante as partes envolvidas analisem um acordo interessante para ambos, ao invés de uma redução, alterar o índice de correção do IGP-M para um que refletiu melhor a realidade como por exemplo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Assim, poderiam as partes apurar em conjunto um percentual razoável de reajuste e já aditivarem os contratos de locação alterando o índice de correção.

Deixe uma resposta

Next Post

Sicredi supera marca de R$ 100 bilhões em crédito para associados

A carteira de crédito do Sicredi, principal instrumento da instituição para auxiliar seus mais de 4,5 milhões de associados e levar desenvolvimento para as regiões onde está presente, superou a marca de R$ 100 bilhões. O dado representa um crescimento de 32,8% na comparação com o valor verificado em fevereiro […]

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: