12 anos de atuação no cooperativismo de crédito

Pedro Caldas, presidente da Sicredi Planalto Central

Estando à frente de uma cooperativa de crédito como a Sicredi Planalto Central cada dia mais percebo o importante papel do cooperativismo na sociedade. Neste mês de julho comemoramos 12 anos de atuação com uma marca importante de estarmos presentes desde o estado de Goiás, no oeste baiano, noroeste de Minas Gerais até o coração do Brasil – o Distrito Federal. Hoje também somos a única instituição financeira completa nos municípios goianos de Mambaí e Urutaí, e nos distritos de Santo Antônio do Rio Verde (Catalão/GO) e Rosário (Correntina/BA).

O estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por iniciativa do Sicredi comprovou cientificamente este impacto positivo das cooperativas de crédito na economia brasileira como, por exemplo, o incremento de 5,6%no Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios, a criação de 6,2% mais vagas de trabalho formal, além do aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.

De acordo com a Fipe, a inclusão financeira de famílias, pequenos produtores e empresas forma um ciclo virtuoso que fomenta o empreendedorismo local, reduz desigualdades econômicas e aumenta a competitividade e a eficiência no sistema financeiro nacional. A Fipe concluiu ainda que os princípios e a disseminação das cooperativas de crédito se mostram convergentes com objetivos maiores no campo das políticas públicas, tendo em vista o seu potencial impacto na redução das desigualdades econômicas e inter-regionais, bem como no aumento da concorrência e da eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.

Em 2020, nós mostramos ainda mais presente por meio de ações de combate da Covid-19. Através da mobilização dos colaboradores e do investimento de mais de R$ 144 mil a cooperativa beneficiou mais de 7.850 pessoas.

Ainda no âmbito social, a Sicredi Planalto Central desenvolveu vários projetos, como o Programa A União Faz a Vida (carinhosamente chamado de PUFV), Boas-Vindas e Crescer, que têm foco na formação e desenvolvimento dos associados e também na divulgação dos valores do cooperativismo.

Entre os exemplos que podemos citar está a cidade de Ipameri, onde o PUFV é desenvolvido desde 2014 em uma escola beneficiando mais de 70 crianças e adolescentes. Em Cristalina, o programa foi implantado em 2017 e beneficia mais de 500 alunos. Em Mambaí e Campo Alegre o projeto teve início em 2019 e também já trouxe bons frutos para a população, nas duas cidades estão sendo atendidas mais de 700 crianças.

Desde 2018, quando instituímos a criação de um Fundo Social em Assembleia, a Sicredi Planalto Central destina parte das sobras da cooperativa, conforme votação anual, ao apoio a projetos de entidades onde está presente. Em 2020, o valor que será investido é de R$ 237.842,98 e refere-se ao exercício de 2019. A cada ano, a cooperativa tem ampliado os recursos investidos colaborando com asilos, creches, escolas e bibliotecas municipais, além de ações abertas à comunidade como palestras, atividades recreativas e até distribuição de sopa.

Outro diferencial da atuação é a busca constante para entender as necessidades de cada uma das 17 comunidades onde estamos presentes, sempre pautada pelos princípios sólidos do cooperativismo de crédito. Todo o trabalho construído nessa jornada nos últimos 12 anos se consolida também em virtude desse sistema bem organizado e seguro, do qual fazemos parte e temos orgulho, que é o Sicredi.

Tal resultado pode ser comprovado por meio dos excelentes números alcançados e que impactam não só associados, mas a comunidade como um todo. E assim seguiremos, firmes no propósito de crescermos juntos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: