Campanha de Vacinação contra Sarampo em Goiânia começa segunda-feira

Na próxima segunda-feira,10/02, a Secretaria Municipal de Saúde dará início à Campanha de Vacinação contra o sarampo de 2020. A abertura oficial será às 8:30 no Centro Municipal de Vacinação. Esta é a primeira etapa com foco em crianças e jovens de 5 a 19 anos. O dia D de mobilização nacional será em 15 de fevereiro. Estarão disponíveis a vacina Tríplice Viral e Tetra Viral (para crianças de até 4 anos vacinadas com a primeira dose de tríplice viral)

O Objetivo da Campanha é resgatar não vacinados ou complementar esquemas de vacinação para a vacina Tríplice Viral de forma seletiva, a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação/MS.

A referência para a vacinação serão os não vacinados contra o sarampo na faixa etária indicada, calculada pela Ministério da Saúde e estratificada somente de forma regional. Não há estimativa municipal específica para alcance de meta.

Esta Campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no País. No ano de 2019 aconteceram as duas primeiras etapas direcionadas às faixas etárias mais acometidas pelo surto no país na ocasião. No ano de 2020, a Campanha destina-se aos demais grupos que não foram contemplados em 2019.

A segunda etapa da campanha será em agosto para as pessoas de 30 a 59 anos.

Apesar da vacinação ser destinada ao grupo de 5 a 19 anos, todas as salas de vacinas estarão vacinando seletivamente (conforme situação vacinal encontrada) a população de 6 meses a 49 anos de idade, inclusive no dia “D”, porém, não será administrada dose extra, em nenhuma pessoa, independente da faixa etária.

A vacina estará disponível em 71 postos de vacinação. A lista pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia:   https://www12.goiania.go.gov.br/sms/salas-de-vacina-em-goiania/

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

 O Estado de Goiás, tendo em vista a confirmação de um caso de sarampo em janeiro de 2020, é considerado um Estado com transmissão ativa do vírus.

No município de Goiânia, da SE 01 à SE 52 de 2019, foram registrados 85 casos suspeitos de sarampo, dos quais 59 são residentes em Goiânia-GO, dentre estes, 06 casos foram confirmados, 50 foram descartados e 05 permanecem em investigação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: