Brasileiros vindos da China ficarão em quarentena em Anápolis

Por meio de um projeto de lei (PL) enviado pelo Governo Federal ao Congresso, a cidade de Anápolis, em Goiás, foi escolhida para receber os brasileiros que estão na cidade de Whuan, na China, centro da epidemia do Coronvírus. O projeto regulamentada a quarentena e foi publicado na edição desta terça-feira (4/2) no Diário Oficial da União (DO).

O documento traz a seguinte declaração “Encaminhado ao Congresso Nacional texto do projeto de lei que dispões sobre as medidas sanitárias para enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional em virtude do coronavírus”.

O planalto informou antes da publicação que iria editar uma Medida Provisória com efeito imediato, mas que precisa da aprovação do Congresso em 120 dias. Devido a epidemia, o projeto de lei vai ser pautado com urgência no Congresso Nacional.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta afirmou que que todos os brasileiros que quiserem voltar ao Brasil, vão ser obrigados a passar por exames antes de entrar nos aviões com destino ao território brasileiro. E se alguém apresentar sintomas como febre, coriza, tosse e dificuldades para respirar não vai poder embarcar.

Conforme o ministro os brasileiros quando chegar em solo nacional vão aguardar o tempo necessário, e se não houver evolução do quadro, serão liberados. Conforme a publicação o período de incubação do vírus é de 14 dias, mas como medida cautelar, o governo federal acrescentou 20% o intervalo e espera que o tempo máximo de incubação do vírus seja de 18 dias.

Até o momento 426 pessoas morreram infectadas pelo novo coronavírus e outras 17 mil tem o vírus em mais de 20 países. No Brasil até o momento não há casos confirmados da infecção viral, somente 14 suspeitas em cinco estados da federação.

*Com informação do Metrópoles

Helio Lemes

apaixonado pela vida e pelos esportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: