CBMGO promove simulado do Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres

Uma busca que exige salvamento em áreas remotas, resgate a pessoas soterradas e habilidades em situações complexas, muito além do combate a incêndios.

Todos esses aspectos têm sido abordados no Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres (CIOSD-2020) promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Nesta segunda-feira, 20, a partir das 18h, o curso vai promover um SIMULADO em uma área no Parque Alvorada, em Senador Canedo.

O exercício terá a participação dos cães de resgate e envolverá diversas situações abordada nas aulas. Ao todo estão matriculados no CIOSD-2020 38 alunos, entre bombeiros militares de Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Roraima, Maranhão e da Força Nacional, além de membros do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo do curso é especializar o militar para o desenvolvimento de atividades de resposta em Operações de Salvamento em Desastres e aprimorar seus conhecimentos e instruí-los com novas táticas, técnicas e o emprego de equipamentos existentes na Corporação.

A ideia é é prepará-los para agir de forma rápida e eficiente em situações, como por exemplo, o rompimento de barragens e o desabamento de edifícios. Nas aulas, os bombeiros aprendem sobre o que vão encontrar em situações de desastre, além do preparo psicológico para enfrentar o desafio do resgate.

O curso vai permitir ainda preparar a tropa para resposta a catástrofes como desastres naturais, geológicos e hidrológicos. O simulado será aberto à imprensa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: