Paulistanos navegam pela primeira vez no Rio pinheiros

Hora News

Na maior cidade do país, pela primeira vez o Rio Pinheiros recebeu um passeio aberto à população para inspirar não apenas os participantes, mas toda a população nacional sobre a importância da limpeza dos rios.

Em sua 4a edição, a ação Por uma cidade navegável tem como objetivo promover a conscientização da sociedade e estimula-la a contribuir com a despoluição dos rios, evitando jogar lixo nos próprios rios e nas ruas das cidades. Queremos aproximar as pessoas dos rios urbanos e inspira-las mostrando as diversas oportunidades e benefícios que a sociedade teria se os rios fossem limpos, como o lazer e o turismo ou também para melhorar o trânsito das metrópoles com mais uma via de acesso e um tipo de transporte menos poluente, como é o hidroviário.

“A exemplo das cidades da Europa, São Paulo pode ser uma cidade navegável. O Rio Tâmisa era tão poluído quanto o nosso Rio Pinheiros e hoje recebe circulação de embarcações. Essa é a nossa primeira ação de conscientização sobre a despoluição do Rio Pinheiros, motivados pela promessa do Governador João Dória. Por isso, trouxemos a população para navegar e mostrar que é possível, seja para lazer ou como transporte público. Nós montamos duas estações em 48 horas, é possível montar 50 estações em um mês, nós só precisamos da despoluição. Outro ganho será com o crescimento da indústria náutica brasileira que crescerá muito com a possibilidade de navegabilidade do Rio Pinheiros e Tietê”, afirma Ernani Paciornik, publisher da revista Naútica e organizador do São Paulo Boat Show.

“A meta da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) em 12 meses é retirar 500 mil metros cúbicos de lixo. Isto significa água mais límpida, mais translúcida e uma maior profundidade, que é muito importante. Estamos com especialistas da Escola Politécnica da USP e da Marinha do Brasil nos assessorando sobre qual navegabilidade é possível a médio e longo prazo, se é possível para lazer ou transporte coletivo”, declarou Ronaldo Souza Camargo, Presidente da Emae.

Deixe uma resposta

Next Post

Suspeito de matar jogador de poker é preso em Goiânia

Um homem foi preso pela equipe da Delegacia Estadual de Homicídios (DIH) de Goiânia, suspeito de matar um participante de um campeonato de Poker que há 10 dias estava na cidade e planejava se estabelecer. De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), a […]

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: