Niterói recebe 3ª edição do Picadeiro Móvel, no Campo de São Bento

Hora News

Realização do projeto do Sesc RJ envolve a atuação direta de cerca
de 90 artistas das mais diversas modalidades. Mais de 25 apresentações ocorrerão
entre os dias 06 e 11 de agosto

Palhaços, mágicos, trapezistas, quanta diversão encontramos nos picadeiros de todo o Brasil. A história do circo acompanha gerações de brasileiros e o Sesc RJ convida a população fluminense a participar desse resgate da cultura popular com as apresentações do Picadeiro Móvel, projeto que visa promover uma mostra de trabalhos de artistas circenses de forma gratuita. Nos dias 10 e 11 de agosto, entre 9h e 17h, o Campo de São Bento vai se transformar por um final de semana no maior picadeiro do estado do Rio de Janeiro.

Tombado pela Prefeitura de Niterói em 1990, o Campo de São Bento foi o local escolhido para a 3ª edição do projeto Picadeiro Móvel. Quem passar pelo parque poderá conferir cerca de 16 performances, incluindo espetáculos, intervenções artísticas, atividades formativas e encontros entre profissionais de todas as formações circenses. A realização do Picadeiro Móvel envolve a atuação direta de cerca de 90 artistas, das mais diversas modalidades como espaços de preservação da memória, pesquisa e difusão da arte do circo, um dos principais objetivos do Sesc RJ

Ao longo de uma semana, escolas da rede pública de Niterói, a estação Araribóia (Barcas), o Teatro Sesc Niteroi e o Campo de São Bento receberão artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Paraná, Brasília, Paraíba, Rio Grande do Sul e Argentina que irão percorrer a cidade de Niterói com suas criações, demonstrando técnicas e habilidades, como acrobacia, malabarismo, equilibrismo, palhaçaria e ilusionismo.

O projeto Picadeiro Móvel é uma iniciativa que busca ainda evidenciar trabalhos de destaque no panorama do circo, que tragam elementos inovadores que estimulem e promovam o desenvolvimento do circo para os artistas locais, além de garantir maior visibilidade da programação no cenário da cidade. O Picadeiro Móvel é a maior realização do Sesc na linguagem do circo do estado do Rio de Janeiro. 

Com a cocuradoria de Richard Riguetti, uma das maiores referências de militância na linguagem circense no território nacional, a programação reúne trabalhos de tradição e de investigações contemporâneas.

Programação

Uma seleção de espetáculos de circo tradicional e contemporâneo está na programação do Picadeiro Móvel. As apresentações terão entrada gratuita e, entre elas, números de mágica, malabarismo, equilíbrio, música ao vivo e palhaçaria. Entre as atividades, das 7:30 às 8:30h, a estação Arariboia recebe nos dias 08 e 09 de agosto, performance circense com o artista Bruno Carneiro, que irá interagir com o público usuário da Barca Rio-Niterói. A performance realizada com uma bola, utiliza as técnicas de manipulação de objetos, contorção e acrobacias. Com uma trilha sonora instigante, a intervenção será realizada entre os passantes, tornando-a viva e fluida.

No dia 09 de agosto, o Teatro do Sesc Niterói recebe, às 19h, Os Mequetrefe, do Grupo Parlapatões (SP). Em Os Mequetrefe quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas.

No dia seguinte, dia 10 de agosto, às 14h30 será apresentado o curta Vesti la Giubba. Livremente inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, o curta fantasia sobre a vida do personagem Canio, anos após os trágicos eventos narrados naquela obra clássica. Mais tarde, às 15h, o público poderá conferir A Mostra Espaço Circo, atividade que reúne os alunos dos cursos de Iniciação ao Circo e Laboratório de Circo da unidade Sesc Niterói, com o objetivo de promover o intercâmbio de artistas, estimular a criação e a criatividade, revelar novos talentos e proporcionar ao público acesso à diversidade de linguagens do circo contemporâneo.

No Campo de São Bento, a partir das 9h do dia 10 de agosto, haverá oficinas circenses, com vivências práticas das técnicas de perna de pau e malabares, a fim de desenvolver o potencial criativo corporal dos participantes, promovendo uma aproximação do público com a arte circense. Às 11h, o público vai participar da performance “Monóculos Fotográficos – Memória familiar em fotografias”, atividade na qual serão feitos monóculos na hora com retratos das pessoas presentes. Elas serão fotografadas e poderão ver o processamento do filme e montagem dos monóculos, podendo retirá-los ao final da atividade.

Às 10h30, inicia-se a apresentação de espetáculos, com a performance de “Homem banda”, seguida de Tempo de Brincar (11h), Gramellôs, o show (12h),

O melhor show do mundo…na minha opinião (13h), Mix Dux (14h), Inka Clown Show (15h) e A fabulosa charanga dos excêntricos (16h). Já no dia 11h, a partir das 10h30 será apresentado Devaneio, seguido de De volta ao picadeiro (11h), Gran Pequeno Circo Chirulico (12h), Trio Flamini (13h), O Trapezista (14h), Misto Quente (15h) e Sanfônica no Circo (16h).

SERVIÇO

3ª EDIÇÃO DO PICADEIRO MÓVEL

09 e 10/08 – Sesc Niterói | Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói – RJ, 24210-050 | (21) 2719-9119

10 e 11/08 – Campo de São Bento (Parque Prefeito Ferraz)* | Lopes trovão com Avenida Roberto Silveira, s/n – Icaraí, Niterói – RJ – *A programação será realizada próxima ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno             

Estação Araribóia – CCR Barcas | Praça Araribóia – Centro, Niterói – RJ

Programação Gratuita

Deixe uma resposta

Next Post

Campeões em torneio internacional de robótica serão homenageados na Câmara Municipal de Goiânia

Os alunos do Sesi Canaã, campeões do Torneio Aberto de Robótica de West Virgínia, realizado em julho, nos Estados Unidos, serão homenageados durante Sessão Especial de Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Goiânia, no dia 7 de agosto, às 10 horas. A honraria proposta pelo presidente da Casa Romário […]

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: