Tosse que persiste por mais de duas semanas pode ser sinal de tuberculose

Hora News

O mês de julho é uma época do ano em que a incidência de doenças respiratórias aumenta significativamente. Não à toa as campanhas de vacinação contra a gripe são realizadas antecedendo esta data, como forma de prevenção. A tuberculose é uma doença que atinge o sistema respiratório e pode levar à morte caso não seja tratada a tempo. Ela não pode ser evitada por meio de vacinas e por isso recebe atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que dispõe de um Programa de Combate à Tuberculose.

“Se a sua tosse persistir por mais de três semanas procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa” – alerta Petronor de Carvalho Fonseca, médico Pneumologista que atua na rede municipal. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luzia dos Santos Oliveira, explica que apesar de não existir nenhum dado que demonstre maior incidência de tuberculose nestes meses, é sempre importante lembrar à população para que fique vigilante quanto aos sintomas, que podem ser facilmente confundidos com os da gripe.

“Ao procurar uma unidade de saúde nossas equipes farão um raio-x e realizarão o exame de baciloscopia para confirmar o diagnóstico” – informa o médico. A SMS explica que o tratamento dura cerca de seis meses e é totalmente gratuito. Inclusive a medicação. Para o diagnóstico preciso, o paciente é submetido a um teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB), que é automatizado, simples e rápido. “Caso seja confirmada a contração da doença o paciente é encaminhado automaticamente para iniciar o tratamento a fim de que se evite um mal maior” – completa Petronor.

A doença

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como o Bacilo de Koch. Além da tosse profunda os principais sintomas são a produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. Trata-se da doença respiratória com maior índice de letalidade no Brasil mas se tratada adequadamente tem cura. O tratamento prevê o monitoramento da equipe médica, com consultas e exames e o fornecimento dos antibióticos específicos. Maiores informações pelo telefone 3545-4862.

Fonte: Frederico Noleto

Deixe uma resposta

Next Post

Anunciados investimentos de R$ 800 mil na educação de Trindade

Prefeitura realizará, no dia 26 de julho, licitação para compra de livros didáticos para alunos da rede municipal de ensino. Iniciativa visa ampliar suporte às escolas para realização da Prova Brasil. Meta é alcançar maior proficiência em língua portuguesa e matemática

Subscribe US Now

%d blogueiros gostam disto: